Desmistificando a Estratégia e por quê sua empresa precisa ter uma!

Chegou a Sexta-feira, dia de nossa News Letter Negócio de Valor, com insights para você pensar no final de semana.

Hoje trago para você uma reflexão sobre a importância de uma estratégia e, como sempre, buscamos trazer de maneira lúdica e simples conceitos importantes que você poderá aplicar em sua empresa, em sua área e em sua vida.

Do dicionário, estratégia pode ser definida como “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.”

É comum ouvirmos e lermos conteúdos que falam sobre estratégia empresarial e, pequenos empreendedores e empresários podem associar essa questão, a grandes empresas, a um processo sofisticado de organização empresarial e que isso, talvez não seja algo que se aplique ao seu negócio.

Por isso, para pensar no final de semana, resolvi trazer para você uma reflexão sobre o tema, desmistificando e mostrando para você, por quê sua empresa, você, ou o departamento que você comanda, precisa desenvolver um plano estratégico.

De maneira simples, como gosto de falar, estratégia nada mais é do que desenvolver um plano para mover algo (você, sua empresa, um produto, um carro) de um “ponto A”, inicial, para um “ponto B”, desejado no futuro.

Explico: quando você planeja uma viagem de férias para um lugar que você não conhece e pretende ir de carro, o que faz?

Certamente irá pensar em questões sobre quanto tempo vai levar a viagem, que rodovia tomar, em quanto tempo precisará fazer uma parada para abastecer ou comer, ou ir ao banheiro, se existem postos de combustíveis, restaurantes nesse caminho, dentro do tempo que você estimou para fazer essa parada “estratégica”.

Mais ainda, chegando ao local, onde irá se hospedar? Qual o seu orçamento para a estadia durante os dias que permanecerá ali?

Então, aqui vai uma sequência de 5 pontos que você precisará considerar para desenvolver sua estratégia:

  1. DESTINO – tenha um destino em mente: onde queremos chegar, quais são os objetivos que temos para a empresa, área ou departamento? (aumentar vendas, ampliar território, aumentar rentabilidade, lançar novos produtos, ingressar em novos mercados). Defina onde você quer chegar!
  2. A EXPERIÊNCIA – o que justifica chegarmos àquele destino? O que vamos viver lá? Naquele destino seremos líderes de mercado, vamos ter os melhores custos, conquistar clientes que ainda não conquistamos, alcançarmos o reconhecimento dos clientes e do mercado, teremos independência financeira.
  3. COMO SABER SE CHEGOU LÁ – como vamos medir se alcançamos nosso destino? Que números, indicadores, informações, dirão que chegamos ao nosso objetivo?
  4. O VEÍCULO – o que nos levará até o destino? Quais são os recursos necessários? Estratégias de marketing, produtos, serviços, investimentos, máquinas e equipamentos e pessoas. Cada recurso deve estar integrado e alinhado ao alcance dos objetivos traçados.
  5. A JORNADA – esse é o plano. Para cada objetivo e métrica que desenvolver para medir o sucesso, você deve desenvolver ações sobre os recursos disponíveis, de maneira coerente e assertiva para que o levem ao destino certo. Se você tem como objetivo viajar de SP ao RJ em 6 hs, saiba que em 3h você deverá estar na metade do caminho e se, irá percorrer cerca de 600Km, sua velocidade média deverá ser de 100Km/h. Essa é uma ação direcionada ao seu objetivo: viajar a 100Km/h para chegar ao RJ em 6h. Essa ação deve ser acompanhada de tempos em tempos e ajustada se for necessário. Isso significa desenvolver processos de acompanhamento e gestão para garantir que o seu plano será um sucesso!

Esses são os passos do desenvolvimento de uma Estratégia e você deve se preparar para isso! Como diz uma frase famosa, “para velejador que não sabe para onde vai, qualquer vento serve!”.

Nós desenvolvemos através da I2P CONSULTIRIA ESTRATÉGICA planos estratégicos e implementamos as ações com as empresas que atendemos. Também ensinamos empresários e empreendedores a desenvolver o seu próprio plano através do Programa Negócio de Valor.

Então, pense nesses pontos e aproveite o final de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos ajudar?