7 Razões pelas quais as empresas deixam escapar os Lucros!

Chegou a Sexta-feira, dia da Newsletter Negócio de valor com insights para você pensar no final de semana, aplicar no seu negócio para desenvolver todo o potencial que sua empresa possui e, hoje vamos falar de 7 razões pelas quais empresários deixam escapar os lucros pelo vão dos dedos.

100 entre 100 pequenos e médios empresários tem em comum um objetivo: desenvolver todo o potencial que sonhou para seu negócio e alcançar a independência financeira.

A independência financeira é a alavanca para realizar todos os outros sonhos e desejos. Mais tempo para si e para a família, viajar, cuidar da saúde.

Quando falo de potencial, estou me referindo à capacidade de explorar sua máxima capacidade, criando valor, gerando mais vendas, margens de lucro e renda regular que atenda às necessidades suas e de sua família realizar sonhos maiores e fazer o negócio crescer.

Este objetivo é um dos maiores motivos pelos quais os empresários me procuram para ajudar no desenvolvimento de seus negócios.

Quando me deparo com nossos clientes e alunos, na maioria das vezes, o negócio está crescendo, aumentando o faturamento, mas o empresário está insatisfeito, pois não consegue ver o resultado financeiro na mesma proporção, o lucro não aumenta. Muitas vezes até diminui.

Separei para você, baseado nos cases de nossos clientes e alunos, 7 motivos identificados entre nossos clientes e alunos, que deparamos ao entender o seu negócio. Talvez, um desses, ou ainda, todos, possam estar afetando os resultados do seu negócio e quero compartilhar essas questões com você para que entenda cada um deles e tome as decisões necessárias para mudar esse quadro na sua empresa.

1-     As vendas são boas, mas não cobrem os custos – essa é uma situação comum que encontramos. O negócio está crescendo, faturando, mas as receitas não são suficientes para cobrir os custos com os produtos e despesas fixas e o empreendedor não vê o resultado financeiro no final do dia. Na maioria das vezes isso acontece porque o empresário não tem a compreensão sobre conceitos da gestão de custos e do ponto de equilíbrio do negócio.

2-     Falta metodologia para definir preços – Invariavelmente em Negócio de Valor ou em nossas consultorias essa discussão é uma das mais quentes. O empresário aplica o Mark up simples sobre os produtos, sem saber se o fator que está aplicando é suficiente para cobrir os custos fixos, ultrapassar o ponto de equilíbrio e produzir lucro. Não ter uma metodologia clara para definir os preços prejudica a análise do desempenho dos produtos (aqueles que dão mais ou menos lucro) e a tomada de decisão sobre definição de preços, lançamentos ou retirada de produtos de linha, promoções e descontos.

3-     Falta de conhecimento dos custos – veja que as coisas estão interligadas, mas entender a fundo o que compõe os custos dos componentes que fazem parte de seus produtos e serviços é a base para construir um modelo de negócio que gera lucro. Esse é um exercício que todo empreendedor deve fazer: compreender cada etapa do processo de elaboração e entrega de seus produtos e serviços e os custos envolvidos em cada uma delas (mão de obra, materiais, matéria-prima, embalagem, energia elétrica, horas de trabalho de pessoas (custo de mão de obra)).

4-     Baixa produtividade dos processos – A produtividade é a alavanca da redução de custos e do aumento das margens sobre os produtos. Quanto mais você faz com os mesmos recursos disponíveis, o custo relativo a cada unidade diminui, aumentando a margem de lucro sobre os produtos. Por outro lado, se estamos utilizando mais recursos que o necessário (horas extras, desperdícios, muitas horas para produzir algo que deveria se feito em menos tempo) estamos sobrecarregando os custos dos produtos e reduzindo as margens e, consequentemente, os custos. É necessário entender cada etapa dos processos, definir um padrão mínimo de desempenho para cada etapa e controlar para que as coisas aconteçam conforme o planejado.

5-     Falta de Controle– gerenciar um negócio pressupõe controle sobre as atividades, sobre as finanças e sobre os processos. É fundamental que cada aspecto do negócio seja acompanhado, que existam indicadores para medir o desempenho e que estes sejam acompanhados através de metas e objetivos. Indicadores são importantes para medir se o negócio está no caminho desejado, ou se precisa de ajustes.

6-     Falta de Controle de Fluxo de Caixa – o fluxo de caixa aponta para a disponibilidade financeira da empresa para honrar seus compromissos com colaboradores e fornecedores. Também permite identificar o melhor momento para se fazer um investimento ou reduzir custos evitando surpresas com falta de recursos. A empresa deve definir um valor de reserva para emergências do fluxo de caixa, que pode e deve ser aplicado.

7-     Falta de Estratégia de Mercado – É preciso conhecer a fundo o mercado onde sua empresa atua. Quem são os concorrentes diretos e indiretos, quais são as ações que estão tomando, seus preços, estimar seus custos e entender as oportunidades para o seu negócio se diferenciar e se posicionar de uma forma destacada e diferente a fim de aumentar a percepção de valor do cliente e consequentemente adotar estratégias de precificação que permitam aumentar os lucros.

Esses são apenas 7 das razões que encontramos que, ao serem destrinchados e resolvidos permitem aumentar os lucros dos negócios e a satisfação de nossos clientes e alunos. Desses pontos decorre um trabalho estruturado, uma metodologia específica para que todos esses fatores se integrem à estratégia de administração da empresa. A partir de então podemos começar a tracionar o negócio para produzir mais resultados e mais lucro.

Se você identificou alguma oportunidade no seu negócio onde os lucros estejam sendo negligenciados por algum desses fatores, é hora de tomar as rédeas e reverter esse quadro.

Eu ajudo Empresários a Desenvolver todo o potencial do Seu Negócio, através de Estratégias, Processos, Práticas de Gestão e Gestão de Resultados!

Uma excelente final de semana para você!

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