Consistência Empresarial para Resultados Consistentes

Sexta feira é dia de News Letter de Negócio de Valor e hoje trago uma reflexão a cerca de uma conversa que tive com um empresário recentemente quando manifestava seu desejo pessoal quanto aos objetivos e benefícios de um projeto que estamos iniciando.

Uma conversa simples, mas esclarecedora que compartilho com você para que, se for o seu caso, entenda os caminhos que ainda precisa percorrer para chegar onde deseja.

Se você perguntar para uma pessoa que deseja empreender, tornar-se um empresário, sobre o porquê dessa decisão, talvez todos respondam entre outras coisas “ter liberdade para controlar meu horário, meu tempo, minha rotina”.

Está tudo bem em desejar isso, de verdade.

Mas, para que você não se sinta enganado, é preciso entender que existe um caminho a percorrer antes que esse tempo chegue e, se o seu negócio ainda não percorreu todos esses passos, faça a lição de casa para chegar lá:

  1. Processos – toda empresa é movida por processos, conjuntos de atividades que devem ser desempenhadas para levar a cabo a finalidade da empresa: produzir algum bem, oferecer algum serviço. Os processos e atividades chave que precisam ser desempenhadas, precisam estar muito bem definidos, documentados e controlados. Todos devem saber o que deve ser feito, quando, com qual padrão de qualidade, com que especificação para alcançar o resultado desejado. Esses processos devem ser documentados em procedimentos, rotinas de trabalho e direcionados às funções necessárias (quem é o responsável por cada atividade e processo);

Por exemplo: supondo que nosso negócio seja uma padaria e estamos falando do processo de fabricação de pães. É preciso saber quantos pães devem ser produzidos por dia, por hora, quantas fornadas, em quanto tempo, estabelecer uma receita a ser cumprida para que o pão saia sempre igual, uma gramagem ou tamanho esperado para que tenha um padrão, estabelecer a temperatura do forno, o tempo de assamento, enfim definir em cada etapa do processo, o que será medido, o que e como será feito.

2. Indicadores – todo processo envolve tempo e entregáveis, explico: cada etapa a ser cumprida precisa acontecer tendo de um tempo determinado (padrão), com uma especificação definida e entregue para a etapa subsequente para realizar a sua parte. Ao desenhar esse mapa de processos e atividades a empresa passa a conhecer o que deve ser controlado e esses controles devem ser medidos em indicadores de produtividade e de qualidade da execução.

O exemplo da padaria já nos apresenta as questões de indicadores: pães por fornada, rendimento de receita em pães, desperdícios de pães ou massa fora do padrão de qualidade, peso esperado, temperatura e tempo de assamento… São indicadores que devem ser medidos para saber se os padrões definidos estão sendo cumpridos.

3. Metas – a partir da definição dos padrões esperados e indicadores, são estabelecidas metas e essas metas para que o negócio seja produtivo e esteja alinhado com os custos esperados e quando não forem alcançados, precisam ser revistos e corrigidos.

4.Pessoas e Estrutura – as pessoas que vão realizar as atividades, bem como aquelas que irão coordenar e controlar os processos envolvidos precisam ter as competências e habilidades necessárias para realizar com excelência o seu trabalho. É sua responsabilidade garantir que as pessoas sejam treinadas, que tenham alinhamento à cultura que você deseja implementar, que estejam motivadas a dar o seu melhor e que assumam as responsabilidades sobre o que se espera de cada processo, sem que para isso seja necessária sua presença no ambiente.

É preciso que as pessoas tenham a autonomia e a responsabilidade para iniciar e terminar as atividades dentro dos horários e padrões esperados, que tomem as decisões esperadas para controlar a qualidade, os custos e garantir a satisfação do cliente,

5.Rotinas de Gestão– definidos os processos, os indicadores, as metas, a estrutura e as responsabilidades, cabe ao empresário implementar as rotinas de gestão. São momentos nos quais a gestão se reúne para analisar o desempenho geral do negócio (DRE, desempenho, satisfação de clientes, etc) passando pelos principais indicadores, analisando os desvios, conversando e tomando decisões necessárias para corrigir os desvios, revisar padrões, para que o negócio siga caminhando dentro do plano estratégico definido. Quando estes passos estiverem maduros o suficiente e as pessoas responsáveis tomarem as decisões da forma que se espera que o façam, aí sim, você estará se aproximando do momento de redefinir a sua rotina, direcionando seus esforços para atividades extra ambiente da empresa. Estratégicas para analisar novas oportunidades e caminhos de crescimento para o negócio.

Também a partir desse momento você terá condições de tracionar seu negócio, buscando alcançar o máximo potencial em receitas, em rentabilidade, em produtividade e em lucratividade.

Tenho o hábito de comparar a gestão de uma empresa à manipulação de um boneco de cordas, um marionete

Imagine que cada membro que está amarrado às cordas represente uma área da gestão: vendas, custos, qualidade, produtividade e finanças. Se o boneco está com as cordas afrouxadas, qualquer movimento que você fizer na cruzeta de controle irá dar em nada, pois não existe tração. A cruzeta representa o controle e as cordas os processos. Estando afrouxadas, os controles não são eficientes e os resultados provavelmente não estão saindo como o esperado.

Quando você tiver os processos muito bem estabelecidos e controlados, será como esticar a corda de controle da cruzeta. A partir de então, qualquer movimento que você fizer, os membros irão responder e, assim seu boneco (sua empresa) ganha vida e movimento ou seja, as ações que tomar irão produzir os resultados que você deseja.

Em nosso trabalho ajudamos os empresários a passar por essas etapas até o momento de tracionar os resultados. E nesse momento que buscamos maximizar os resultados do negócio.

Dá trabalho, mas o prêmio compensa!

Quais desses 5 passos sua empresa já cumpriu? Em qual estágio está?

Seja consistente, siga esses passos e busque sua independência financeira e liberdade pessoal.

One thought on “Consistência Empresarial para Resultados Consistentes

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Como podemos ajudar?