Sua Empresa não funciona sem você? O que fazer para sair dessa situação!

Durante minha carreira executiva comandei operações bastante complexas e nervosas que rodavam 24h por dia, 7 dias por semana com um volume muito grande de produtos, clientes a serem atendidos, produtos a serem produzidos, armazenados, transportados, mais de 1000 pessoas envolvidas nas operações para um mercado de mais de 26 milhões de consumidores.

Meu telefone tocava 24h por dia, inclusive nos finais de semana. Evidentemente que eu tinha uma família (e Graças a Deus, ainda tenho; quantos perderam suas famílias mergulhados no trabalho).

Isso só não aconteceu comigo porque decidi criar condições para que as coisas pudessem acontecer sem precisar da minha participação direta ou, pelo menos, reduzindo muito a demanda por orientações e tomada de decisão.

Hoje quero trazer um pensamento para você leitor para sua reflexão do final de semana, afinal, sextou!

Você já se pegou pensando que sua empresa não roda sem você, e que, não tem tempo para respirar, tirar um final de semana com a família, e tudo só acontece se você está presente?

A responsabilidade de tudo isso é sua! Como mudar essa situação?

Vou te passar hoje alguns pontos para você pensar e desenvolver em sua organização para sua equipe possa ter mais autonomia e responsabilidade, dependendo menos de suas decisões, comandos e ordens.

1.      COMANDO x COMUNICAÇÃO

Quando você atua apenas na estrutura de comando, cria uma dependência de suas equipes sobre o que decidir, quando e como decidir, pois, todas essas informações estão na sua cabeça e, para que eles deem cada passo precisam recorrer à sua cabeça para saber o que fazer. Essa questão gera um time extremamente dependente e acéfalo (incapaz de pensar com a própria cabeça). Vai te exigir dedicação 24h para que façam o que precisa ser feito. É claro que existem fases em que isso é necessário, normalmente quando a equipe é inexperiente

O que aprendi nesse processo é que quando você desenvolve um processo de comunicação assertivo, onde toda a estratégia, planos e processos de execução estão claros e estruturados, mais fácil se torna para os colaboradores anteverem cada passo, cada etapa, passam a entender como as coisas devem funcionar, e passam a ter mais segurança para tomar algumas decisões.

Investi meu tempo, e recomendo que você também faça isso em criar as condições para ter uma comunicação aberta, assertiva e construir o caminho para envolver e engajar sua equipe. Quais são nossos objetivos? Quais serão nossas metas? O que precisamos para alcançá-las? Mais que isso, definir prioridades e cenários para que as pessoas tenham mais condições para tomar decisões.

2.       ESTRATÉGICO X OPERACIONAL

Ao mergulhar na operação, o tempo que você deveria dedicar para avaliar as oportunidades de crescimento, analisar o desempenho do negócio e desenvolver novas estratégias de crescimento, fica prejudicado e o crescimento da empresa também.

Dediquei muito tempo com minha equipe para que entendessem a dinâmica do negócio, estruturamos indicadores, organizamos os processos, os responsáveis por cada um e as entregas pelas quais seriam cobrados. Isso deu a cada um, mais maturidade por participar do pensamento estratégico, mais confiança, sentiram-se importantes no quebra-cabeça da operação e comprometeram-se com os resultados.

3.      METAS e OBJETIVOS CLAROS

Quando sua equipe sabe dos objetivos a serem alcançados e conta com indicadores para medir o desempenho diário, semanal, mensal, têm uma bussola e um caminho pré-definido por onde podem passar e o que se espera afinal de entregas.

Desdobramos os resultados do negócio o mais detalhado que pudemos, levando a cada área, turno, setor, uma meta específica que somadas, compunham as metas macro. Isso ajudou muito a acompanhar o desempenho de cada um.

Pense nos objetivos maiores (ano) e vá recortando em objetivos menores (mês, semana, dia, hora). Acompanhando o passo-a-passo é mais fácil chegar no final.

4.      COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE

Delegar é uma atividade muito importante e delicada de ser executada. Exige tempo, alinhamento, confiança e comprometimento, por isso, é um processo que deve ser construído. Quanto mais alinhado com os objetivos (MISSÃO), com a visão (VISÃO EMPRESARIAL) e com as estratégias da empresa e, ainda mais com aquilo que pode/não pode ser feito para alcançá-la (VALORES) maior comprometimento terá.

Decidi utilizar uma linguagem clara, objetiva e direcionada a cada público envolvido de forma que puderam sentir parte de um plano maior. Isso aumentou o engajamento e o comprometimento da equipe.

Delegar não é “delargar”, precisa de acompanhamento e disponibilidade para que a pessoa alcance o nível ideal necessário para que você possa, enfim estar tranquilo que aquilo que será feito.

Todas essas questões colocadas fazem parte da construção da Cultura da Empresa e a chave para você poder contar com uma organização que tenha um pensamento e orientação única.

5.      ACOMPANHAMENTO

Uma vez que você definiu o processo, os indicadores, as metas e os responsáveis sua função passa a ser de dar suporte e acompanhamento. Uma boa prática é estabelecer rotinas para fazer este trabalho.

Diariamente – Os compromissos diários devem ser acompanhados. Uma reunião rápida no início do dia para saber como finalizaram os compromissos do dia anterior e para saber como vai o andamento dos compromissos daquele dia permite antecipar problemas, discutir as dificuldades com a equipe e dar o direcionamento necessário, como definir prioridades, suporte e recursos adicionais. Importante saber que quem executa é a operação.

Semanalmente– uma conversa com as lideranças semanalmente para alinhamento de objetivos e reforço de comprometimento é importante. Junto com a liderança, analise os resultados da semana anterior, projete os resultados das próximas semanas e avaliem prioridades e mudanças de planos. Direcione as ações e responsáveis e acompanhe.

Mensalmente– é interessante promover com toda a equipe um momento de análise dos objetivos do mês, do cumprimento das metas e ouvir sobre suas dificuldades e necessidades para corrigir os planos do mês que está começando. Com todos envolvidos, sabendo de suas responsabilidades e prestando contas para toda a equipe, aumenta a responsabilidade e engajamento de cada um.

Comece aos poucos e você verá que as coisas começarão a ficar mais simples e você terá mais tempo para se dedicar ao que realmente precisa, à sua família e ter mais qualidade de vida!

Pense nisso!

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