Competências Comportamentais e Empreendedoras para construir um Negócio de Valor!

Cada vez é maior o número de pessoas que decidem empreender no Brasil. O sonho de construir seu próprio negócio e construir uma empresa de sucesso está na cabeça de 100% dos empreendedores e empresários.

A buscar pelo sucesso e de se tornar um Empresário  ou um Líder Empresarial de sucesso e reconhecido passa por reunir habilidades e competências, técnicas e comportamentais, algumas inatas, mas, a maioria, precisa ser desenvolvida ao longo da vida. E o perfil básico de quem deseja empreender com sucesso é ser curioso e buscar constantemente o desenvolvimento pessoal.

Nesse texto vamos procurar abordar a importância de buscar combinar estilo pessoal, que chamamos de competências comportamentais, com o conhecimento do mundo dos negócios, técnico, que chamamos de competências técnicas empreendedoras.

É comum que identifiquemos com rapidez pessoas que tenham um “perfil empreendedor”. Normalmente têm muita energia, se comunicam e se relacionam muito bem, têm bom poder de convencimento, são criativos e dinâmicos. Essas são competências pessoais assim também como a capacidade de planejar, ser organizado, ser perseverante e determinado.

Muitas vezes o empreendedor se lança no mercado apostando nas competências pessoais para realizar seu sonho empreendedor e acaba tendo sucesso, no início, graças às suas habilidades empreendedoras e a empresa passa então a crescer.

A questão é que o desenvolvimento da empresa demanda algumas outras competências, chamadas de competências técnicas empreendedoras que precisam ser aliadas das competências pessoais como forma de dar consistência e sustentação ao desenvolvimento dos negócios e a partir de agora vamos falar de algumas delas e como se alinham e devem ser usadas para complementar seu perfil empreendedor.

1. VISÃO GERAL ou SISTEMICA

Uma empresa que cresce torna-se um organismo mais complexo e muitas vezes, processos e atividades que antes eram simples de ser controlados, já não são mais tão óbvios. Como saber se a empresa está trabalhando dentro de uma dinâmica produtiva e econômica favorável? Como identificar as oportunidades para aumentar sua capacidade de entrega, promover o crescimento e lançar novos produtos? É importante que o empresário ou empreendedor desenvolva a capacidade de olhar a empresa com  um “organismo vivo” que precisa ser desenvolvido em cada uma de suas habilidades e participar de uma “sociedade”, que chamamos de mercado, onde vai competir e buscar formas de se estabelecer. Para desenvolver essa competência é importante que o empresário busque o desenvolvimento na área de negócios. Análise de Mercado, Planejamento Estratégico e de Negócios e Estratégias de posicionamento de mercado para saber qual o melhor caminho a tomar, quais as áreas que deve desenvolver, quais produtos lançar e que perfil de pessoas colocar na organização para ajudar na missão.

2. AUTOMOTIVAÇÃO

O Empreendedor é, por definição uma pessoa AUTOMOTIVADA que se move sempre na busca de fazer o seu melhor e buscar que todos façam o mesmo.  Para mover as engrenagens de uma empresa com todos as responsabilidades e riscos que envolve precisa ter energia vibrante e positiva. A AUTOMOTIVAÇÂO é um exercício de busca de oportunidades e de acreditar em cada uma delas. O Líder automotivado é capaz de inspirar e mover as demais pessoas, com otimismo contagiante, mesmo lidando com as adversidades e frustrações do caminho. Onde busca inspiração? Estudando casos de empresas, conversando com pessoas, olhando para a frente e estabelecendo uma régua de desempenho alta para si e para os demais.

3. LIDERANÇA

Tema muito batido por livros de autoajuda, as competências de liderança são fundamentais para conduzir os negócios para o caminho do sucesso. O Líder precisa ser exemplo, inspiração base de sustentação da motivação da consistência de tudo o que a organização se propõe a fazer. É exigente consigo e com os demais e é sempre uma fonte de conhecimento, de sabedoria e de aconselhamento. Exercer a responsabilidade de Liderança nos negócios requer tomar decisões difíceis, rápidas e de risco. Por isso o Líder empresarial precisa te consistência em sua formação técnica. Precisa saber definir metas, estabelecer objetivos comunicar a todos, entender de custos, de processos, conceitos de marketing, finanças, logística e administração de pessoal. Evidentemente que não é possível ser expert as rotinas de cada área, mas precisa sim, saber como funcionam, como se conectam para poder atuar fomentando a produtividade, corrigindo rumos, definindo objetivos e metas para as áreas e pessoas e atraindo pessoas com o perfil mais adequado para a organização. Também precisa saber compartilhar suas decisões, responsabilidades e envolver as pessoas nas decisões.

4. INOVAÇÃO

Em um mundo com transformações cada vez mais aceleradas, com a Transformação Digital é fundamental que o líder empresarial, curioso, estudioso e informado, busque soluções para transformar seu negócio para que esteja cada vez mais alinhado às necessidades dos clientes, mais próximos e competitivo. O Empreendedor, Lider Empresarial é um inconformado e busca formas de aperfeiçoar suas habilidades, competências, melhorar seu negócio e se destacar. Programas de Inovação e de Produtividade são formas de incorporar à organização a visão da inovação, criando um ambiente com ar sempre “fresco” e aberto à mudanças.

5. DISCIPLINA

A Disciplina uma importante competência que precisa ser desenvolvida pelo empreendedor e compartilhada pela organização. Começa em gerenciar bem o tempo, os compromissos, fazer o que precisa ser feito e não apenas o que dá mais prazer. Na organização, a disciplina está em cumprir com os requisitos e atividades estabelecidas, processos, procedimentos e rotinas de trabalho que são essenciais para a entrega de produtos com excelência para os clientes . Analisar resultados, conversar com pessoas, motivar equipes, conhecer todos os processos, a cultura e o clima, são essenciais para antever problemas e oportunidades. Buscar parcerias, alianças e visitar clientes também. O Líder é o espelho da organização. Se têm consistência, a organização também terá. Se não tem, vira o caos. É preciso conhecer processos, o que precisa ser controlado, estabelecer os controles necessários e acompanhar a execução.

6. RESILIÊNCIA

A resiliência é a capacidade de retornar ao estado natural após uma frustração. Significa ter perseverança e consistências para superar problemas e obstáculos, seguindo adiante e encontrando novas formas de contornar problemas.

Como você vê, existem diversas competências técnicas que aliadas às competências comportamentais farão de você um Líder mais eficaz, e um empresário bem sucedido.

Como você avalia suas habilidades empreendedoras, comportamentais e empresariais? Que competências precisa desenvolver para alcançar seus objetivos empresariais?

O Programa Negócio de Valor auxilia empreendedores, empresários e líderes empresariais a desenvolver suas competências estratégicas de maneira totalmente aplicada para que possam conhecer e implementar em suas empresas os fundamentos e práticas de gestão que trarão grande impacto no crescimento do negócio, suas vendas e lucros.

Esse Programa, inicialmente presencial, agora pode ser feito 100% online. Quer saber mais sobre ele? Mande uma mensagem para nossa equipe! Você também pode se inscrever em nosso canal do youtube e acessar conteúdos exclusivos com muitos fundamentos e práticas que você pode aplicar hoje para ter melhores resultados nos seus negócios. Acesse AQUI e inscreva-se!

Você também pode solicitar à nossa Equipe um Assessment Empreendedor para entender melhor seu perfil, seus pontos fortes e oportunidades a desenvolver como líder empresarial.

Fale com a gente!

Alexandre Tortorelli é fundador da I2P CONSULTORIA ESTRATÉGICA e criado do MÉTODO NEGÓCIO DE VALOR, que ajuda empresários a Organizar suas Empresas para Aumentar Vendas e Lucros, Criando Mais Valor para os Clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos ajudar?