Sexta-feira é dia de News Letter Negócio de Valor, e hoje vamos tratar de um tema que tem tirado o sono dos pequenos e médio empresários, dentro da conjectura atual.
O mundo está passando por um momento delicado de pressão inflacionária que tem pressionado os custos de todas as empresas e, quem mais sofre nesse contexto são as pequenas e médias empresas que não têm tanto poder de barganha nem com seus fornecedores, nem com seus clientes e, pressionadas, vão abaixando seus ganhos, apertando suas margens, reduzindo suas operações e seus lucros.
Nosso artigo dessa sexta-feira propõe uma reflexão sobre algumas questões que ajudarão a enfrentar este momento com mais profissionalismo, organização e, ainda, recuperar a margem e, quem sabe os lucros do seu negócio.
- Análise Financeira- gosto sempre de falar sobre o DRE. Este relatório gerencial é uma importante fonte de informações para tomada de decisões em um negócio e uma bússola para direcionar ações que promovam a melhoria dos resultados do negócio. Então, a primeira coisa a fazer é ter um DRE bem montado.
- Gestão de Portfólio – um DRE bem montado e detalhado por produto/serviço, permitirá analisar as oportunidades que estão apresentadas quanto aos produtos que têm melhores margens de contribuição e aqueles que estão puxando os resultados do negócio para baixo.
Em nossa observação “empírica” através de diversas empresas que ajudamos, margens de contribuição abaixo de 30% dificilmente irão produzir lucro para seu negócio e provavelmente estão contribuindo para gerar prejuízo. Então, acenda a luz vermelha para produtos que estejam nessa situação e sobre eles analise oportunidades de redução de custos ou mesmo algum espaço para recuperar os preços elevando suas margens.
De outro lado, analise oportunidades de incorporar novos produtos com margens superiores a 40 ou 50% que contribuirão para elevar os ganhos do negócio. Mudanças em produtos, repaginação, agregando novos atributos que gerem mais valor para seu cliente, também podem ajudar a elevar as margens e contribuir para um preço mais favorável para o seu negócio.
- Produtividade- A produtividade é a chave para a competividade das empresas e, especialmente nas indústrias o peso de uma baixa produtividade nos custos é bem mais significativo.
O conceito de produtividade está relacionado àquilo que se produz (quantidades) em função do tempo. Quanto maior a relação entre volume e tempo, maior a produtividade e, portanto, menores os custos de produção.
Isso vale para processos manuais, para processos mecanizados e mesmo, automatizados. Se sua indústria ainda adota processos manuais de produção, cronometre algumas vezes quanto tempo leva para uma unidade ser produzida (um ciclo de produção) e tome este tempo como base. A partir dele, avalie formas de tornar este ciclo mais dinâmico com ferramentas, otimização de tarefas e observação de onde existem os gargalos de produção. (se você não entende bem esses conceitos, leia “A META” de Eliahu Goldratt).
- Desperdícios- os desperdícios ao longo das atividades podem estar escondidos ou aparentes. Entenda que tudo o que é desperdício, está consumindo recursos do seu negócio e aumentando os custos. Aí podemos analisar pessoas ociosas, excesso de burocracia, estoque elevado de insumos e produtos, além de desperdícios óbvios de materiais perdidos durante o processo. Costumo dizer que a área de resíduos de uma empresa é um bom termômetro para entender se existem muitos ou poucos desperdícios em uma indústria. Para ajustar os desperdícios, é preciso aprimorar os controles e o acompanhamento dos processos, corrigir as falhas de qualidade para garantir que tudo saia bem na primeira vez.
- Inovação – a inovação é a chave para transformação dos negócios e sua empresa deve pensar nisso. A inovação pode estar no aprimoramento de seus produtos, através da criação de valor e alinhamento às necessidades e desejos do seu cliente, aumentando a percepção de valor e isso, pode ser traduzido em melhores margens de contribuição e de lucro.
A inovação também pode estar presente na oferta de serviços diferenciados aos seus clientes, que aumentem a relação de confiança entre as empresas e a fidelidade ao seu negócio.
- Canais de Vendas, Relacionamento e Marketing – com a transformação digital e com a explosão de empresas de marketplace, levar os produtos até o consumidor final, tem sido uma tarefa mais fácil.
É sabido que os custos de logística tem uma das maiores contribuições nos custos industriais as inovações dos últimos anos podem ser uma oportunidade para sua empresa aumentar suas margens e alcançar seu cliente final, com menos custos e menos intermediários.
Sua empresa também pode investir em um e-commerce associado ao marketplace e promover vendas diretas.
- Marketing Digital – muitas indústrias ainda são avessas a essa modalidade de marketing pois acreditam que não se aplique ao seu modelo de negócios.
Sua empresa pode sim iniciar um processo de construção de marca nos meios digitais onde poderá mostrar diretamente ao seu cliente final seus diferenciais, atributos de produtos, sua visão empresarial, tornando-se mais conhecida no mercado através de sua marca e de seus produtos que, muitas vezes, podem passar desapercebidos por serem componentes de um produto mais complexo. Mostre ao consumidor que seus produtos transformam outros produtos através de sua qualidade, inovação e tecnologia.
Essas 7 iniciativas irão ajudar a alavancar os resultados do seu negócio. É simples? Claro que não, mas trabalhando focado nas estratégias, seus resultados irão decolar.
E se você tem dificuldades para focar no estratégico e seu negócio consome toda a sua energia em apagar incêndios, você tem uma tarefa bem importante para resolver para poder se dedicar à estratégias de crescimento e rentabilidade. Nós podemos ajudar. Pense nisso!