Conseguir melhores margens nos negócios é um desafio para muitas empresas. Gestores de negócios e das finanças, gerentes de produto, estão sempre buscando oportunidades para melhorar os resultados financeiros de seus produtos, isto é, aumentar suas margens e em consequência seus lucros.
Isso porque, todo negócio, como um ser vivo, precisa de oxigênio para sobreviver e crescer. No caso das empresas, esse oxigênio é o capital traduzido no lucro obtido pela venda dos produtos e serviços.
Você consegue dizer, de bate-pronto, qual é a margem de contribuição do seu negócio? Explico: quanto de dinheiro sobra quando você subtrai do seu faturamento os custos do seu produto ou serviço?
Não estou falando das despesas administrativas, mas sim, dos custos diretamente relacionados à produção do seu produto.
Fez a conta? Esse valor que sobra representa mais de 40% da sua receita? Se sim, provavelmente sua empresa está em um bom caminho e deve ter um lucro em torno de 10%.
Agora se este valor está abaixo disso, ou pior, abaixo de 30%, temo dizer que não há resultado financeiro para sua empresa e possivelmente seu negócio está tendo prejuízo.
Votando ao tema desse artigo, como então, você pode aumentar suas margens e consequentemente seu lucro?
Vou te passar 3 alternativas:
Ao aumentar a percepção de valor de seus produtos e serviços, você poderá, além de cobrar mais por eles, estabelecer um vínculo com seu cliente pela identificação com sua proposta de valor, o que certamente o levará a pensar duas vezes antes de comprar do seu concorrente e isso sim, faz uma grande diferença, não é mesmo?
É por isso as pessoas tendem a pagar mais por produtos de Marca! Já parou para pensar nisso? Claro que sim!
Mas, para que elas tomem essa decisão é preciso reconhecer atributos no produto que sejam superiores à concorrência, que conectem diretamente com sua necessidade e que satisfaçam desejos, necessidades que estão além de uma simples transação comercial “produto-dinheiro”! É o que chamamos de construção de VALOR.
Esse processo pode parecer simples, mas não é fácil! Precisa de Metodologia Estruturada, uma boa avaliação sobre os aspectos presentes em sua empresa, seus produtos e serviços que poderiam ser reconhecidos como diferenciais e construir valor a partir deles. Passa a ser um ativo da empresa e, como tal deve ser gerenciado com eficiência e consistência para que seu cliente reconheça em sua proposta de valor.
Estou falando de você finalmente compreender a fundo os fundamentos de administração aplicados ao seu negócio e poder gerar mais resultados e mais lucro.
Por isso, eu desenvolvi o “Negócio de Valor”. Um Programa que tem como objetivo ajudar você a aumentar as margens e o lucro do seu negócio, fugir daquela “guerra de preços” e dos “descontos” que não tem fim!
Pense em um negócio sustentável onde você tenha satisfação com os resultados, que proporcione a você mais saúde e qualidade de vida para desfrutar com sua família e investir em sua empresa.
Como fazemos isso?
Nessa jornada, você irá mergulhar fundo na estrutura do negócio, em cada processo, a fim de construir uma oferta de valor única, reconhecida pelo seu cliente.
Esse Programa, inicialmente presencial, agora pode ser feito 100% online. Quer saber mais sobre ele? Mande uma mensagem para nossa equipe! Você também pode se inscrever em nosso canal do youtube e acessar conteúdos exclusivos com muitos fundamentos e práticas que você pode aplicar hoje para ter melhores resultados nos seus negócios. Acesse AQUI e inscreva-se!
Alexandre Tortorelli é fundador da I2P CONSULTORIA ESTRATÉGICA e criado do MÉTODO NEGÓCIO DE VALOR, que ajuda empresários a Organizar suas Empresas para Aumentar Vendas e Lucros, Criando Mais Valor para os Clientes!