Em nossa jornada de apoio a empresários que estão buscando desenvolver seus negócios, aumentar as vendas e os lucros, fugindo da vala comum dos descontos e da concorrência por preços baixos, o caminho passa por encontrar a essência da empresa e seus diferenciais como alavanca da criação de Valor para o cliente.
Uma das maiores dificuldades que encontramos ao confrontá-los está encontrar esses diferenciais e, através da Escala do Marketing de Valor passam a entender os benefícios e passam a refletir sobre atributos que podem fazer sua empresa ou seus produtos únicos e diferentes dos concorrentes.
Então, se você tem dificuldades para entender como sair da vala comum, aqui vão algumas orientações e caminhos para você poder encontrar seus diferenciais e navegar na escala do marketing de valor!
Propósito – quando você decidiu abrir um negócio, é possível que em um primeiro momento, tenha sido levado por uma necessidade financeira, mas sem dúvidas, ao escolher a atividade a exercer, foi movido por habilidades e competências que acreditava possuir. Se não pensou em um propósito, naquele momento, talvez seja a hora de pensar nele. O propósito organizacional está em promover uma transformação no meio onde o negócio irá se desenvolver (está associado à Missão, Visão e Valores da empresa – você pode assistir nosso vídeo sobre o tema em nosso canal do youtube), na comunidade, no ambiente ou no mundo (depende do tamanho do sonho), um propósito está associado a transformar um estado atual em algo novo, levar seu cliente de um ponto “A” para um ponto “B”, diferente do atual, reconhecido e valorizado por ele, através dos seus produtos e serviços. Tornar mais simples, mais confortável, mais cômodo, mais rápido, mais eficiente, mais sustentável, mais seguro, exclusivo, são alguns atributos que podem mover um propósito.
A Escala do Marketing de Valor:
As pessoas querem realizar sonhos e desejos através dos produtos e serviços. Voltando à questão do fogo, por que buscar um fogão magnético? Os amantes de inovação querem estar à frente dos demais e isso chega até a demonstrar um status ou sensação sucesso! Vender esse sonho, esse desejo, o intangível, é que permite agregar mais valor ainda ao seu produto. Ao alcançar esse patamar, seu produto será praticamente único e a comparação com seus concorrentes poderá ser facilmente vencida pois sua empresa entregará mais valor para o cliente.
O Cliente – perceba que nem todos querem as mesmas coisas. Suas necessidades são diferentes, assim como seus medos, sonhos e desejos. Ao escolher um perfil de cliente, renunciamos a outros e essa escolha precisa fazer sentido nos negócios para que sua empresa possa oferecer os produtos certos para os melhores clientes. Pense nisso!
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Alexandre Tortorelli é fundador da I2P CONSULTORIA ESTRATÉGICA e criado do MÉTODO NEGÓCIO DE VALOR, que ajuda empresários a Organizar suas Empresas para Aumentar Vendas e Lucros, Criando Mais Valor para os Clientes!