Chegou sexta-feira, dia da News Letter de Negócio de Valor, quando proponho a você reflexões sobre como potencializar os resultados do seu negócio, através de insights sobre práticas e fundamentos de gestão mais utilizados por grandes empresas, trazidos em uma linguagem simples para que você possa implementar em seus processos.

Você já me conhece seja através dessa News Letter, seja através das redes sociais, do meu canal do youtube, ou mesmo, por uma convivência profissional, mas deixa eu te contar, hoje, de onde vem minha inspiração para ajudar empreendedores e empresários a desenvolver suas competências e habilidades empreendedoras para conduzir seus negócios para o sucesso.

Sou químico de formação, me especializei em marketing estratégico, em ferramentas de produtividade, como o LeanSixSigma. Também fiz uma extensão universitária em economia e agreguei às minhas competências as ferramentas de desenvolvimento pessoal a partir de uma formação em coaching executivo.

Todas essas competências e formações foram alavancas para meu desenvolvimento profissional,  inicialmente como executivo de empresas como Parmalat, Grupo Farmacêutico NC (EMS) e Coca Cola.  

Nessas empresas aprendi sobre a conexão, essencial entre as áreas estratégicas dos negócios para alcançar os objetivos empresariais. Aprendi, também sobre a importância e papel do líder em movimentar a empresa e as equipes para o caminho desejado, mas que, para isso é importante saber como conduzir.

Todo esse aprendizado e ferramentas, vem servindo de base para a metodologia que venho desenvolvendo e sedimentando, nos últimos 7 anos através da convivência com empresários e empreendedores e respaldada em seus resultados.

Dessa vivência, de quase 30 anos, quero destacar, de uma maneira muito simples 5 pilares que, no meu entender, são fundamentais para se alcançar construir uma organização que gera resultados excelentes:

  1. PROCESSOS – são a base de funcionamento de qualquer negócio. Tudo o que acontece dentro de uma organização deve estar conectado aos objetivos do negócio através das atividades executadas pelas diversas áreas e pessoas da empresa. Ao entender como as coisas funcionam, e devem funcionar, você tem mais condições de construir uma equipe competente, promover melhorias de produtividade, dos custos, da qualidade, da capacidade de entrega e conduzir seu negócio para os objetivos que deseja;
  2. CONTROLES – são essenciais para garantir que os processos e as atividades aconteçam como previsto. Deles decorrem os indicadores e as metas que mostrarão se o caminho previsto está sendo percorrido;
  3. PESSOAS – são os agentes dos processos e dos controles.  São elas que fazem as coisas acontecer. Por isso, precisam conhecer o que fazem, ter as competências necessárias para atuar com independência e excelência nas atividades que forem de sua responsabilidade;
  4. LIDERANÇA – Inspirar, provocar, cobrar, desenvolver e reconhecer as pessoas pelo que elas realizam para alcançar os objetivos empresariais. Seja você, o líder máximo da organização ou líder setorial, é seu papel garantir o desenvolvimento das pessoas, garantir que elas estejam atuando da maneira esperada e reconhecer por seus méritos;
  5. VISÃO ESTRATÉGICA – Entender como as coisas se conectam (pessoas, produtos, processos, áreas, clientes, canais, custos, finanças). Tudo está conectado na realização dos objetivos empresariais, por isso, é necessário que haja um desenvolvimento integral de cada um desses aspectos e que você, como empreendedor tenha a compreensão de como estão conectadas. Imagine um “fantoche”, que você movimenta o controle, ele dá um passo; movimenta outro controle, ele movimenta a mão, enfim, cria um movimento harmônico e conectado de todos os “membros do boneco”, criando vida;

É essa a visão que levo para meus clientes em suas empresas, através de projetos de consultoria e para nossos alunos do Programa Negócio de Valor. Ao compreender esses aspectos você se torna mais independente para a tomada de decisões de seu negócio e para conduzi-lo para um futuro de excelência e de lucros.

São 5 pontos essenciais que movimentam todas as áreas da empresa: vendas, marketing, recursos humanos, operações, logística, qualidade, manutenção, administração e que devem estar suportados por um planejamento que estabelece orçamentos, investimentos, estratégias e metas para cada área e processo.

Simples assim? Conceitualmente parece que sim, mas não é fácil. O alcance da excelência requer desenvolver cada um desses pontos, assimilar as competências necessárias e construir uma equipe alinhada aos objetivos do seu negócio.

Então, para pensar no final de semana, sugiro que faça uma viagem mental sobre cada um desses 5 aspectos no seu negócio. Pense sobre esses 5 pontos em cada área de sua empresa e perceba se estão conectados como deveriam estar.

Pense também que resultados você poderia estar alcançando se todas essas questões estivessem equilibradas e implementadas no seu negócio. Tome a decisão e mova-se na direção correta.

Bom final de semana!

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