Empresário e Executivo, que cuidados tomar antes de entrar em um projeto de profissionalização de uma pequena ou média empresa?

Essa semana estive em um cliente discutindo sobre suas estratégias de crescimento de vendas para os próximos meses e um planejamento para os próximos anos e de repente nos vimos em uma discussão.  Eles contrataram, pouco antes de iniciarmos nosso trabalho, um profissional vindo de uma grande empresa para estruturar a área comercial, dar o salto de vendas e faturamento que estamos organizando para os próximos anos.  

O profissional tem muita experiência e reconhecimento no mercado, mas no momento de estruturar uma estratégia, organizar a agenda da equipe, e estabelecer metas,  têm tido dificuldades, e isso, tem tirado o sono dos empresários que não vem atendidas suas expectativas até o momento. O que fazer?

Aqui vai minha análise para compartilhar com você.

Existe uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas darem um salto de profissionalismo, através da incorporação de executivos que deixaram grandes empresas nos últimos anos e que têm competências para auxiliar nessa jornada e, muitas, têm reforçado seu quadro dessa forma.

Aqui então vão algumas dicas para você, executivo que vai ingressar em um projeto como esse e para você, empresário que está planejando trazer um executivo para ajudá-lo. É importante que ambos se preparem.

O EXECUTIVO – vindo do mercado, se acostumou, ao longo do tempo, com uma estrutura de suporte, analistas, secretárias, benefícios e informações praticamente prontas que o seu trabalho partia do uso de sua inteligência e experiência para tratar as informações e estabelecer as estratégias de trabalho para si e para a equipe. Aqui vão minhas recomendações:

  1. FAÇA UM AUTODIAGNÓSTICO – entenda que, daquilo que você viveu até aqui, você vai carregar a experiência, as habilidades e as competências para contribuir com o crescimento de uma nova empresa; saiba o que irá precisar;
  2. REAPRENDA – lembre-se que a estrutura que uma grande empresa oferecia não estará presente neste novo desafio e que você precisará reaprender a organizar a própria agenda, buscar as informações dentro de um sistema, organizar a rotina, estabelecer padrões de medição de desempenho, literalmente, pôr a mão na massa;
  3. DESAPEGUE– Os benefícios também não são mais os mesmos. hotéis, viagens, veículos e restaurantes, precisam ser revistos, entenda até onde o empresário pode ir;
  4. TENHA UM PLANO – Faça um plano inicial e prioridades para 3, 6 e 12 meses, deixe claro para o empresário os compromissos assumidos e entregue parte a parte;
  5. SAIBA QUEM MANDA – uma empresa que tem um dono próximo, ele é o seu chefe e não o contrário; seja humilde, segure o ego.

O EMPRESÁRIO – Por outro lado, uma pequena ou média empresa ainda não construiu essa base de trabalho e, então fica uma fratura entre o executivo e os donos da empresa que esperam que ele vá fazer a estruturação e o executivo com dificuldades para criar as condições, pois não tinha essa dificuldade anteriormente e, agora, não sabe por onde começar. Prepare-se;

  1. SAIBA PARA ONDE QUER IR – tenha objetivos claros e um plano inicial que pretenderia executar sem o executivo;
  2. CONSTRUA AS BASES – Busque as informações que você utiliza para tomar suas decisões (muitas vezes são intuitivas) e coloque no papel;
  3. DE SUPORTE – Saiba que o profissional irá precisar de suporte para se integrar. Dê o suporte necessário, combine antes, não espere que ele resolva tudo sozinho. Alinhe as expectativas; você não contratou um profissional para provar que você sabe mais que ele e sim, para te ajudar a fazer o que você precisa;
  4. LIDERE– Deixe claro até onde pode ir com os benefícios e suporte financeiro e de pessoal;
  5. COMPARTILHE SUA VISÃO – Promova reuniões frequentes de alinhamento; as ideias precisam ser compartilhadas e alinhadas para que as expectativas também estejam.
  6. BUSQUE A PESSOA CERTA-  não se iluda com o “canto da sereia” ou com promessas extraordinárias. Encontre um executivo que tenha a humildade de aprender com você; tenha a humildade para aprender com ele, compartilhe valores, sonhos e objetivos.

É preciso que o dono, o empresário, assuma a liderança de sua empresa, inicialmente disponibilizando sua visão, sua rotina, o que utiliza para as tomadas de decisão para que o executivo tenha um ponto de partida e, a partir de então, construir uma estratégia conjunta. É o que vamos fazer.

Nós temos auxiliado empresas pequenas e médias no processo de estruturação e profissionalização para o crescimento sustentado, criando as bases de planejamento, metas, objetivos e  estrutura para tomada de decisões.

Com isso implementado, mais fácil avançar para trazer profissionais que irão, com seu talento e experiência, ajudar a dar o passo do crescimento desejado.

Então, para pensar no final de semana: sua empresa passa por uma dificuldade como essa? Tem a intenção e trazer para seu quadro executivos experientes para ajudar nas estratégias de crescimento?

Está preparada para isso?

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