O Propósito e a Cultura Organizacional como DNA e alavancas de Resultados nos Negócios!

O mundo dos negócios têm dado cada vez maior destaque para as empresas que apresentam um crescimento robusto e sustentável e associa, muitas das vezes esta performance à Cultura Organizacional

Não por acaso, a área de ESG, que envolve iniciativas quanto à responsabilidade social, ambiental e governança tem sido tema cada vez mais frequente nos no noticiário e, algumas empresas vêm definindo cargos estratégicos baseados nessa iniciativa.

Tudo isso porque a sociedade está olhando com cada vez mais atenção e interesse, empresas que apresentam, que, mais do que uma proposta de valor diferenciada, trazem consigo um propósito real, de impacto e relevante,  que permeia toda a empresa através da Cultura Organizacional e se manifesta na sociedade através de seus produtos, serviços e ações responsáveis.

Hoje quero abordar 4 Elementos Estratégicos da Cultura Organizacional, propósito, missão, visão e valores e como que, alinhados a estratégia empresarial podem alavancar o crescimento, e da geração de melhores resultados.

Propósito: muitos empreendedores e empresários lançaram-se no mundo dos negócios através da visualização de uma oportunidade identificada, uma necessidade do cliente, até então não atendida e, a partir daí desenvolveram suas empresas. A questão do propósito empresarial vai além dessas questões: propõe uma reflexão mais profunda sobre o sentido da empresa, seus produtos e serviços, como “agentes de transformação”  , primeiramente do cliente, e mais adiante da comunidade que impacta, da sociedade e do meio ambiente.

O propósito para uma organização, assim como para uma pessoa, traz um significado maior, uma causa pela qual colaboradores, acionistas abraçam e reconhecida pelos clientes que, engajados com esse propósito, tendem a ser mais fiéis e propagadores da empresa, de suas marcas e de seus produtos.

Missão: Uma declaração sobre a razão de existir da organização, para que existe (o que faz), para quem existe (cliente), como faz (através de que produtos e serviços). Baseada em pelo menos estas 3 bases a missão deixa claro para o público interno as razões de existir da organização. Dá a direção pela qual a estratégia deve seguir.

Visão: a visão empresarial traz consigo o desejo e sonho de futuro da organização; o que quer ser quando crescer, como quer ser vista pelos clientes, pela comunidade e pelo mundo. É a projeção de um sonho, a razão pela qual as estratégias serão desenhadas e executadas.

Valores: costumo dizer que os valores são as regras de comportamento esperadas para realizar a missão e alcançar a visão empresarial. São guias que definem o que se espera de quem trabalha na empresa, líderes, colaboradores na condução dos negócios, como por exemplo “paixão pelo serviço”, “criatividade”, “transparência”, “integridade”, “respeito”, etc.

Essas características devem estar presentes no dia-a-dia da empresa em suas ações, nas relações com clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade. Ao adotar, por exemplo um valor como “Integridade”, espera-se que as condutas nos negócios sejam as mais corretas e todos devem saber por exemplo que não se faz ou esperam-se condutas que não estejam alinhadas a esta questão.

Ao incorporar a questão do propósito à missão, visão e valores, a empresa passará uma orientação tão clara e forte tanto para o público interno, quanto o externo e, todas as iniciativas adotadas deverão estar alinhadas a essa chamada “Cultura Organizacional”.

A Cultura Organizacional será invocada a todo momento, ao desenvolver produtos, decidir sobre investimentos, contratar novos colaboradores, desenvolver as estratégias comerciais, canais de vendas, público-alvo e clientes potenciais, por exemplo.

Essa coerência e consistência fará com que a empresa atraia os clientes simpáticos aos seus propósitos, permitindo oferecer produtos cada vez mais alinhados, o que ao final do dia, confere mais “valor” e “reconhecimento” ao cliente, refletindo em melhores margens e lucros para a empresa.

É por isso que vemos cada vez mais destaque para as questões da Cultura Organizacional como DNA e alavanca de transformação de resultados e empresas buscando sua identidade, seu propósito nos negócios, uma causa a abraçar, como forma de criar um caminho além das simples transações comerciais.

Essas questões trazemos dentro do trabalho que realizamos com organizações no desenvolvimento das estratégias de negócios, no fortalecimento da cultura organizacional, no desenvolvimento de estruturas organizacionais, nas metas  e na gestão empresarial.

Tudo isso por iniciar através de um Workshop ou uma Palestra direcionada aos Líderes empresariais, onde explicamos como essas questões se desencadeiam, tornando a empresa mais competitiva e mais lucrativa.

Esse tema abordei em uma live e está publicado em um podcast em nosso canal do Youtube. Você pode acessá-lo na integra, pelo link : https://youtu.be/SueF43v9jEE

Esse artigo e outros que trazem fundamentos e práticas de gestão que podem ajudar você e sua empresa a terem melhores resultados estão publicados no site de Negócio de Valor : https://www.negociodevalor.com.br

Se acha que esse assunto faz sentido para sua empresa, fale com a gente e vamos iniciar essa jornada juntos.

Um grande abraço!  

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