Chegou a Sexta-feira, dia de nossa News Letter de Negócio de Valor, no Linkedin, que traz insights, ideias e dicas para você pensar no final de semana e iniciar uma semana com mais motivação a transformar seus negócios, criar mais valor para seu cliente e crescer de maneira sustentável e lucrativa, e que compartilho com você aqui em nosso site.

Hoje vamos falar sobre estratégias de crescimento para vendas.

Um dos primeiros desafios que enfrentamos na elaboração do Plano de Negócios de uma empresa e estabelecer os objetivos de vendas e um plano estratégico. Nos debruçamos com nossos clientes e alunos nos números da empresa e provocamos sua mente no momento de iniciarmos nosso plano.

O crescimento das vendas é o primeiro impulsionador para o crescimento de uma empresa e, ao desenvolver seus objetivos, é preciso se cercar de informações e princípios importantes tais como:

1.   Como este mercado está se desenvolvendo? Está em ascensão, estabilidade ou declínio?

2.   O que está acontecendo com os concorrentes? Estão crescendo?

3.   Que expectativas existem para o crescimento desse segmento segundo informações econômicas?

4.   Como ele se comporta comparativamente ao PIB do Brasil?

5. O que queremos ser como empresa nesse mercado (Visão)?

 Respondidas estas questões você terá um primeiro norte de crescimento, do que chamamos “orgânico”, aquele que segue a maré. Se o segmento vai crescer 3%, o mínimo a esperar para sua empresa é que siga a mesma tendência.

Crescimentos superiores devem estar embasados em estratégias bem estruturadas e, quando não se têm um método para desenvolvê-las, vira um exercício de sofrimento e apenas boas intenções.

Para pensar no final de semana, vou colocar aqui 6 estratégias de crescimento que você pode implementar no seu negócio que, ao implementar, podem gerar crescimentos muito superiores à concorrência, de forma estruturada e consistente.

1.   Up Sell – “ o senhor gostaria de batata grande junto com o seu lanche por mais R$1,00? Quantas vezes você já ouviu essa pergunta ao fazer seu pedido em um fastfood? O up sell consiste em aumentar o ticket de vendas de um comprador usual, oferecendo produtos adicionais, que ele ainda não comprou, ou uma vantagem para levar mais daquilo que já compra.

2.   Novos produtos – que produtos podem ser incorporados ao seu portfólio que têm sinergia com os produtos atuais?

3.   Novos canais – onde seu cliente compra seu produto? No ponto de venda, na internet, onde você os oferece? Pense em outras possibilidades para estar presente frente a frente com o seu cliente. Para isso é importante que você conheça os hábitos de compras desse cliente.

4.   Novos Territórios– sua empresa tem como área de atuação uma rua, baixo, cidade, estado. A internet e o e-commerce vieram para ampliar os horizontes. Hoje não existem limites para alcançar novos clientes.

5.   Parcerias – desenvolver parcerias com empresas que tenham sinergia com o seu negócio pode ajudar a levar seus produtos além de onde você já está.

6.   Novos mercados – sua empresa pode decidir ingressar em um novo mercado ou área de atuação que guarde alguma sinergia com o atual que favoreça o ganho de escala e a rentabilidade dos dois negócios.

 

Ao adotar um pensamento estratégico utilizando essas 6 linhas de estratégia, você conseguirá estabelecer um crescimento muito superior ao de sua concorrência. O exemplo acima, promoveu um crescimento de 42% sobre os resultados das vendas do ano anterior (vendas atuais) e é comum que se encontrem crescimentos estimados nessa ordem ou até maiores.

Isso abre uma perspectiva de crescimento acelerado, que deve vir acompanhadas de um plano de ação com iniciativas, planejamento financeiro, investimentos e acompanhamento do cumprimento individual, a fim de garantir que cada um tenha o esforço necessário.

Ao estabelecer as metas para sua equipe de vendas, estabeleça, da mesma forma objetivos para cada uma das estratégias de forma que consiga acompanhar a evolução em cada estratégia.

Pense nisso!

Bom final de Semana!

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