Conseguir melhores margens nos negócios é um desafio para muitas empresas. Gestores de negócios e das finanças, gerentes de produto, estão sempre buscando oportunidades para melhorar os resultados financeiros de seus produtos, isto é, aumentar suas margens e em consequência seus lucros.

Isso porque, todo negócio, como um ser vivo, precisa de oxigênio para sobreviver e crescer. No caso das empresas, esse oxigênio é o capital traduzido no lucro obtido pela venda dos produtos e serviços.

Você consegue dizer, de bate-pronto, qual é a margem de contribuição do seu negócio? Explico: quanto de dinheiro sobra quando você subtrai do seu faturamento os custos do seu produto ou serviço?

Não estou falando das despesas administrativas, mas sim, dos custos diretamente relacionados à produção do seu produto.

Fez a conta? Esse valor que sobra representa mais de 40% da sua receita? Se sim, provavelmente sua empresa está em um bom caminho e deve ter um lucro em torno de 10%.

Agora se este valor está abaixo disso, ou pior, abaixo de 30%, temo dizer que não há resultado financeiro para sua empresa e possivelmente seu negócio está tendo prejuízo.

Votando ao tema desse artigo, como então, você pode aumentar suas margens e consequentemente seu lucro?

Vou te passar 3 alternativas:

  1. Redução de Custos – trabalhando nos processos da organização, na redução de custos com materiais, nos estoques, aumentando a produtividade, reduzindo desperdícios e despesas desnecessárias é possível incrementar as margens em pelo menos 10%. Já ajuda né?

  • Aumente os Preços – é a mais simples de todas, aparentemente, elevar o preço e aumentar a margem. Simples e direto. Mas, se é tão simples, por que não fazer? É preciso saber se o seu cliente está disposto a pagar mais pelos seus produtos e serviços, e isso está relacionado à percepção de valor.

  • Aumentar a percepção de valor – Mais desafiador,  mas muito mais gratificante consiste em compreender a fundo o seu cliente, o que ele valoriza e o que ele busca ao adquirir seus produtos e serviços. Existe mais valor nas transações do que a troca de dinheiro por produtos ou serviços. Existem necessidades sendo atendidas, anseios, sonhos, expectativas, vaidades, emoções. Já pensou o que seu cliente realmente está comprando?

Ao aumentar a percepção de valor de seus produtos e serviços, você poderá, além de cobrar mais por eles, estabelecer um vínculo com seu cliente pela identificação com sua proposta de valor, o que certamente o levará a pensar duas vezes antes de comprar do seu concorrente e isso sim, faz uma grande diferença, não é mesmo? 

É por isso as pessoas tendem a  pagar mais por produtos de Marca! Já parou para pensar nisso? Claro que sim! 

Mas, para que elas tomem essa decisão é preciso reconhecer atributos no produto que sejam superiores à concorrência, que conectem diretamente com sua necessidade e que satisfaçam desejos, necessidades que estão além de uma simples transação comercial “produto-dinheiro”! É o que chamamos de construção de VALOR.

Esse processo pode parecer simples, mas não é fácil! Precisa de Metodologia Estruturada, uma boa avaliação sobre os aspectos presentes em sua empresa, seus produtos e serviços que poderiam ser reconhecidos como diferenciais e construir valor a partir deles. Passa a ser um ativo da empresa e, como tal deve ser gerenciado com eficiência e consistência para que seu cliente reconheça em sua proposta de valor.

Estou falando de você finalmente compreender a fundo os fundamentos de administração aplicados ao seu negócio e poder gerar mais resultados e mais lucro.

Por isso, eu desenvolvi o “Negócio de Valor”. Um Programa que tem como objetivo ajudar você a aumentar as margens e o lucro do seu negócio, fugir daquela “guerra de preços” e dos “descontos” que não tem fim!

Pense em um negócio sustentável onde você tenha satisfação com os resultados, que proporcione a você mais saúde e qualidade de vida para desfrutar com sua família e investir em sua empresa.

Como fazemos isso?

Nessa jornada, você irá mergulhar fundo na estrutura do negócio, em cada processo, a fim de construir uma oferta de valor única, reconhecida pelo seu cliente.

Esse Programa, inicialmente presencial, agora pode ser feito 100% online. Quer saber mais sobre ele? Mande uma mensagem para nossa equipe! Você também pode se inscrever em nosso canal do youtube e acessar conteúdos exclusivos com muitos fundamentos e práticas que você pode aplicar hoje para ter melhores resultados nos seus negócios. Acesse AQUI e inscreva-se!

Alexandre Tortorelli é fundador da I2P CONSULTORIA ESTRATÉGICA e criado do MÉTODO NEGÓCIO DE VALOR, que ajuda empresários a Organizar suas Empresas para Aumentar Vendas e Lucros, Criando Mais Valor para os Clientes!

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