Em tempos de estagflação (baixo crescimento e inflação de preços), a produtividade é a saída para controlar os custos e preservar as margens de lucro dos negócios.

Estamos vivendo um período peculiar no Brasil quando os preços de maneira geral estão subindo sem uma contrapartida de crescimento de consumo, fenômeno que é chamado de estagflação.

Pressão da alta do dólar, preços do petróleo e exportações em alta são alguns dos motivos que geraram esse fenômeno no país.

Como manter as margens de lucro nesse ambiente? A resposta está em aumento de produtividade.

O Conceito de produtividade está associado à otimização de uso dos recursos necessários para produzir um bem ou serviço. Pensando nesse conceito amplo podemos fazer algumas reflexões:

  1. Tempo de execução – o tempo para execução de um serviço ou produção de um bem está associado ao consumo de mão-de-obra, energia, água por exemplo (itens que também estão com restrições e subida de preços). Trabalhar na otimização de controle da execução, buscando fazer em menos tempo pode ajudar na redução dos custos;
  • Consumo de materiais – os custos dos produtos estão atrelados ao consumo dos materiais que compõem sua estrutura. Desperdícios, perdas e retrabalho impactam no aumento de custos e, atuar em programas de melhoria de qualidade e padronização de atividades e processos é a chave para garantir custos menores. Também trabalhar na otimização dos insumos (substituição por itens de menor custo) podem ajudar nessa tarefa, sem, contudo, abrir mão da qualidade percebida pelo cliente (cuidado);
  • Movimentação- tudo o que movimenta na empresa (pessoas, máquinas, materiais ou informações) estão associadas a tempo e dinheiro (como dito no item 1). Assim tudo o que se move na empresa deve ser avaliado para que se otimize o processo, evitando deslocamentos desnecessários. Isso reduz os custos da operação;
  • Material parado – Inventário de produtos ou  materiais implicam em dinheiro parado e menos caixa para movimentar a empresa. Analise os históricos de vendas, compromissos assumidos e tamanhos de lotes de produção, visando reduzir o impacto do dinheiro parado no seu negócio.
  • Burocracia – o excesso de burocracia atrasa os processos e impacta na questão de tempo (tempo é dinheiro). Assinaturas, conferências, aprovações, são processos importantes, mas devem ser feitos de forma a contribuir para os controles e a gestão. Etapas que não agregam valor devem ser eliminadas.
  •  Procrastinação – a demora em tomar decisões importantes também afeta a produtividade da empresa e, em consequência, sua rentabilidade. Faça uma reflexão daquilo que você está demorando para decidir. Envolva as pessoas necessárias a faça o que deve ser feito!
  • Resistência à mudança – pessoas que resistem a mudar são um atraso de vida às organizações. Uma empresa é um ser vivo que precisa se movimentar, ser ágil e reagir às mudanças de mercado para se manter competitiva. Tire o peso do seu barco!
  • Excesso de produção- assim como no item 4, produzir mais do que o necessário para atender o mercado implica em manter dinheiro parado. Avalie suas estratégias de execução para que sua empresa seja fluida e tenha capacidade de reação.

Essas 8 ações sem dúvida irão ajudar você a manter os custos controlados, manter ou melhorar as margens de lucro.

Você pode se inscrever e acessar um conteúdo específico sobre esse tema em nosso canal do youtube , além de outros conteúdos exclusivos com muitos fundamentos e práticas que você pode aplicar hoje para ter melhores resultados nos seus negócios. Acesse AQUI e inscreva-se!

Alexandre Tortorelli é fundador da I2P CONSULTORIA ESTRATÉGICA e criado do MÉTODO NEGÓCIO DE VALOR, que ajuda empresários a Organizar suas Empresas para Aumentar Vendas e Lucros, Criando Mais Valor para os Clientes!

Organize sua Empresa para Vender e Lucrar Mais!

 

Como podemos ajudar?